Prezados (as) Senhores (as),
O Instituto Moreira Salles, localizado na Rua Marquês de São Vicente, 476, Gávea, irá inaugurar dia 10 de setembro aexposições: Clarice pintora.
O release sobre a exposição e um guia de visitação, com todas as informações e detalhes, estão seguindo em anexo.
Dando continuidade ao programa de atendimento às escolas, gostaríamos de reforçar o convite para a visita monitorada.
A idéia do EDUCATIVO IMS é propor práticas que articulam o fazer e o pensar para a construção de um olhar poético.
Os grupos visitantes serão convidados ao diálogo e práticas que os levarão a uma investigação e aproximação com os artistas e suas obras.
Lembramos que temos disponibilidade de uma pequena cota de transporte para atender as escolas públicas.
Complementando a visita, o grupo tem a oportunidade de realizar um passeio pelo jardim de nosso Centro Cultural, acompanhado de educadores do IMS.
As visitas podem ser marcadas no turno da manhã ou da tarde, de terça a sexta-feira, pelo telefone (21) 3284-7400.
De terça a sábado, às 17h, visita guiada pelas exposições com ponto de encontro na recepção.
Atenciosamente,
Educativo IMS RJ
IMS-RJ realiza exposição inédita com pinturas de Clarice Lispector e dedica programação infantil a escritora
Gruta, Clarice Lispector, 1973-1975
O Centro Cultural do IMS no Rio de Janeiro (R. Marquês de São Vicente, 476, Gávea) apresenta a exposiçãoClarice pintora, que reúne 16 telas em guache feitas pela escritora na década de 70 que até então nunca foram expostas em conjunto. A partir do dia 09 de setembro, os visitantes poderão conhecer mais sobre essa faceta desconhecida da autora e também terão acesso a livros e traduções das principais obras de Clarice Lispector, além de alguns manuscritos expostos em vitrines.
“Quem sabe escrevo por não saber pintar?”, perguntou-se Clarice certa vez. No entanto, a mesma Clarice assinalou a importância do ato de pintar em sua vida. Em primeiro lugar, como algo relaxante. Numa de suas conferências sobre literatura, ela compara a pintura à atividade literária: “Quanto ao fato de escrever, digo – se interessa a alguém – que estou desiludida. É que escrever não me trouxe o que eu queria, isto é, a paz. (...) O que me descontrai, por incrível que pareça, é pintar. Sem ser pintora de forma alguma, e sem aprender nenhuma técnica. (...) É relaxante e ao mesmo tempo excitante mexer com cores e formas sem compromisso com coisa alguma. É a coisa mais pura que faço.”
Em outra oportunidade, numa dedicatória escrita a um de seus filhos, Clarice dá nova dimensão ao seu apego à pintura: “É uma libertação pintar. Liberta mais do que escrever.” Segundo a crítica Lucia Helena Vianna, estudiosa dos quadros de Clarice, em meados dos anos 1970 a escritora julgava ter perdido seu estilo de escrita e impunha-se a procura de um “outro modo de escrever, de uma nova linguagem. (...) Concomitante à produção de seus últimos livros, Clarice se permite exercitar a expressão através de desenhos, tintas e cores. A poética da escritura que se vai engendrando em Água viva [publicado em 1973] expõe o trajeto de ir e vir entre pintura e escritura.”
Clarice debate-se com os significados e os efeitos de uma imagem abstrata: “Pintei um quadro que uma amiga me aconselhou a não olhar porque me fazia mal. Concordei. Porque neste quadro que se chama Medo eu conseguira pôr para fora de mim, quem sabe se magicamente, todo o medo-pânico de um ser no mundo./ É uma tela pintada de preto tendo mais ou menos ao centro uma mancha terrivelmente amarelo-escuro e no meio uma nervura vermelha, preta e de amarelo-ouro. Parece uma boca sem dentes tentando gritar e não conseguindo. Perto dessa massa amarela, em cima do preto, duas manchas totalmente brancas que são talvez a promessa de um alívio. Faz mal olhar este quadro.”
Todas as telas da exposição do IMS integram o acervo da Fundação Casa de Rui Barbosa.
Clarice pintora
Vernissage: 09 de setembro de 2009, às 19h
Exposição: De 10 a 27 de setembro de 2009
De terça a sexta das 13h às 20h
Sábados, domingos e feriados, das 11h às 20h
Entrada franca.
Classificação livre.
De terça a sábado, às 17h, visita guiada pelas exposições. Ponto de encontro na recepção.
Visitas monitoradas para escolas: agendar pelo telefone (21) 3284-7400.
Clarice Lispector para crianças
Ainda para homenagear a escritora, o IMS-RJ realiza no dia 26 de setembro (sábado) uma roda de histórias com o Grupo Mosaicos, que apresenta Clarice Lispector ao público infantil por meio dos contos “Quase verdade” e “A mulher que matou os peixes”, nos quais há espaços para conversas, refrescos, passarinhos cantando e pergunta aos leitores.
Idade mínima: 3 anos
Instituto Moreira Salles – Rio de Janeiro
Rua Marquês de São Vicente, 476, Gávea
Tel.: (0 xx 21) 3284-7400
Informações para a imprensa
IMS-SP:
Letícia Nascimento
(0 xx 11) 3371-4404
Nathalia Pazini
(0 xx 11) 3371-4490
Joana Passi de Moraes
Arte e Educação
Instituto Moreira Salles - RJ
Tel:(21) 3284-7403
Fax:(21) 2239-5559
Website: www.ims.com. br
Nenhum comentário:
Postar um comentário